segunda-feira, 21 de maio de 2012

Sessão 27 - Como é constituída a flor?

      No dia 18 de maio, comemorou-se o Dia Internacional do Fascínio das Plantas, tendo por esse motivo o Clube da Ciência realizado uma sessão alusiva ao tema, nomeadamente com a realização da atividade “Como é constituída uma flor?”. A sessão, desta vez realizou-se no espaço da BE/CRE da EB 2,3 Mário de Sá Carneiro . Os alunos tiveram oportunidade de dissecar uma flor e ficarem assim a conhecer um pouco melhor os órgãos que a constituem. Para além disso puderam observar ao microscópio preparações de anteras maduras e de diversos grãos de pólen assim como assistir a um pequeno vídeo onde puderam observar o crescimento do tubo polínico.

    Paralelamente e para complementar o trabalho previsto para esta sessão, disponibilizámos, aos presentes, a consulta de alguns materiais sobre plantas gentilmente cedidos pelo Centro de Documentação e Informação Avelar Brotero da Câmara Municipal de Loures que uma vez mais colaborou com o Clube da Ciência, e ao qual agradecemos.
       
       Nesta sessão foi ainda apresentado o herbário realizado no clube e que contou com a colaboração de muitos alunos com quais procedemos à recolha e secagem dos diversos exemplares. Este, foi ofertado à BE/CRE encontrando-se disponível para a consulta de quem assim o desejar.
        
       A sessão desta semana acabou por se prolongar por mais tempo uma vez que duas turmas acompanhadas pelos professores Daniela Pinheiro e Henrique Sequeira acederam ao convite que havíamos endereçado e realizaram a atividade que tínhamos preparado.

        Uma vez que se tratava de uma atividade comemorativa do Dia Internacional do Fascínio das Plantas estiveram também presentes as professores Célia Neves e Aida Pereira. Expuseram alguns trabalhos realizados pelos alunos no âmbito deste dia. Estes podem ser vistos na BE/CRE. Não deixem de visitar!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário